Como fui parar em Paris?

31 de janeiro de 2023. O aplicativo de clima aponta três graus na tela do celular. Lá fora, os franceses parecem não se importar com o frio e protestam contra a reforma da aposentadoria proposta pelo presidente Emmanuel Macron. Enquanto isso, escrevo este texto em um quarto amplo de um típico apartamento haussemaniano, localizado no coração de Paris. Ainda estou processando: estou mesmo morando na Cidade Luz? Como foi que eu vim parar aqui?

Bom, antes de responder essa questão, deixa eu me apresentar. Meu nome é Érika Valois, sou paraense, morei 10 anos em São Paulo e quase 5 anos no Rio de Janeiro. Depois de muito sonhar e de planejar, agora estou vivendo a minha aventura parisiense. Eu me mudei para Paris para fazer um Master 2 (mestrado) em Marketing no IAE, escola de business da Sorbonne Université, uma das universidades mais prestigiadas do mundo. 

Criei esse blog para contar como foi todo o meu processo, desde quando comecei a estudar francês até receber o visto de estudante no Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro. E vou logo avisando: foram muuuuitas etapas. Aulas de francês, teste de proficiência de idioma, documentos e mais documentos, traduções juramentadas, comprovantes de renda, processo seletivo em francês e muito mais.

Mas calma que também não é um bicho de sete cabeças, e eu prometo dar todos os detalhes possíveis para ajudar quem também está nesse processo porque sei que cada dica compartilhada aqui na internet vale ouro.

Então, prometo voltar em breve com novidades fresquinhas sobre cada uma dessas fases e também sobre como é a vida aqui no Velho Mundo. Se você quer ficar por dentro de tudo, aproveita e me segue também no Instagram @umavidaemparis , onde mostro o meu dia a dia em Paris e respondo dúvidas de maneira mais rápida, ok?

À bientôt!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mês morando em Paris: o que rolou?